sexta-feira, 6 de julho de 2007

Como já foi anunciado pelos media, o Comité Internacional de Jogos Olímpicos anunciou em Guatemala a cidade-vencedora dos Jogos de Inverno de 2014. A cidade vencedora, Sochi na Rússia, foi quase de imediato, e ao contrário do que se esperava, abalada por ondas de manifestações dos seus moradores contra a realização destes jogos. O Comité Olímpico desfez a sua boa reputação ao apoiar um projecto bárbaro de construção numa zona protegida do Cáucaso, diz o Greenpeace da Rússia.

Os moradores da zona afectada, Imeretin, já estão a preparar outras manifestações de protesto por causa dos despejos, de que virão são alvo. Os despejos ainda não aconteceram e ninguém sabe quando vão começar. Informalmente os representantes da autarquia, informaram que “com sorte os moradores receberão um valor simbólico pelas suas propriedades, enquanto o preço de mercado actual dos terrenos da grande Sochi sobe diariamente”, - respondeu a representante do “Instituto de Acção Colectiva” Olga Miryasova.

Pelos dados deste Instituto o preço de 100 m2 na grande Sochi ronda os 50 mil euros. Este preço só pode ser pago pela elite de Moscovo! Os moradores locais não conseguem ficar com os seus terrenos, não podem iniciar uma nova construção e não podem comprar casas prontas a habitar. Ao mesmo tempo os moradores nativos vivem em barracas meio caídas, residenciais ou cabanas, onde não há canalização ou electricidade…

Estão a propor aos residentes que se mudem para apartamentos da cidade, mas isso vai fazer com que estes percam os seus negócios tradicionais: o cultivo de frutas e legumes nos seus terrenos, o aluguer de quartos aos turistas e a venda de souvenirs. Muitos moradores, aliás os mais velhos e com pouca escolaridade, não vão conseguir trabalhar nos resorts de elite e diversão. Isto levará ao aumento do desemprego e ao decréscimo do nível de vida entre a população de baixo rendimento.

A decisão do Comité de levar os Jogos Olímpicos de Inverno em 2014 para Sochi pode abalar o prestígio da organização, acham os ecologistas russos. O Comité ignorou os alertas de múltiplos peritos sobre a construção inadmissível, para fins desportivos, numa área protegida pelo Unesco e no Parque Nacional de Sochi, mais especificamente na Serra de Grushev.


A Greenpeace logo depois de divulgação dos resultados da votação afirmou que a partir deste momento a Comité, em pé de igualdade com o Governo Russo, têm toda a responsabilidade por danos à área que é Património Mundial de Natureza da Unesco “Cáucaso do Oeste”.

A Unesco e a União Internacional de Protecção da Naturesa (IUCN) vão enviar os seus técnicos para a avaliação da situação, e caso se concretize uma ameaça real ao “Cáucaso do Oeste”, este será transferido para a lista do "Património Mundial em Perigo”. Neste caso não haverão nenhumas sanções contra o Governo russo, mas o seu prestígio será seguramente afectado. E isto vai confirmar mais uma vez o seguinte: 1º, que a Rússia não cumpre as obrigações internacionais de protecção dos monumentos do património mundial e 2º, que o Comité Olímpico a ajuda nisto.


Segundo o mail.ru a construção de “espaços desportivos olímpicos” será então apenas um pretexto para redefinir as fronteiras do Parque Nacional de Sochi, e com isto, no final da operação os terrenos mais valiosos acabarão serão vendidos para construção privada.

Apesar dos protestos dos “verdes”, e por falta de planeamento urbanístico de Sochi, já estão neste momento em construção um clube de golf, um centro de SPA e oito centros privados de desporto para elite, sendo o proprietário de um destes últimos um deputado russo... Para a construção deste centro já foram abatidos 52 mil hectares da preciosa floresta que jamais poderá ser recuperada.

Os verdes já propuseram pelo menos oito terrenos alternativos para a construção de todas as infra-estruturas necessárias para os Jogos e para a Aldeia Olímpica, na esperança que ainda seja possível intervir.

Ainda hoje os Jogos Olímpicos de Moscovo de 1980 são considerados como os melhores jogos em termos de apresentação e organização. Para os Jogos de 2014 os organizadores vão convidar para a equipe de consultoria os organizadores da Olimpíada de 1980. Esperemos que o Governo consiga resolver todas as complicações em Sochi, tornando-a num “rebuçado” e fazer desta cidade a capital de Inverno 2014.

Mais fotografias de Sochi podem ser vistas aqui.