sexta-feira, 13 de julho de 2007

Please Change Beliefs


As obras de Jenny Holzer (EUA, 1950) têm sido mostradas por todo o mundo em instituições proeminentes como o Guggenheim Museum (NY), Institute of Contemporary Arts (Londres) e o Centre Pompidou (Paris).

Contudo a principal atenção de Jenny Holzer tem sido focada para a investigação de meios para disseminar as suas ideias em espaço público. Desde o final dos anos 70, tem trabalhado no espaço público e em edifícios institucionais, recorrendo a instalações que permitem que o seu trabalho se apresente integrado na paisagem. Desde ecrãs LCD's a posters e autocolantes, os seus curtos textos (truisms) funcionam como comentários ao ambiente onde se inserem, despertando a atenção para a realidade ou condição social vigente.





Apresentados no espaço público os seus truisms são justapostos à cultura de consumo que nos rodeia com os mass media, os anúncios, o marketing de produtos, e toda a variedade de "não-truisms" que nos são empurrados diariamente. Neste sentido, os truisms, são um acto de meditação artística, aí Holzer insere o seu trabalho e as suas ideias no mundo real onde elas suscitam a crítica e a análise das condições culturais, económicas e políticas.










Recentemente, iniciou na world wide web o projecto Please Change Beliefs. Com o mesmo espírito com que experimenta no espaço urbano, abre agora a porta para que os visitantes possam interagir com os seus truisms.

As suas obras podem ser vistas on-line em: Adaweb, Artcyclopedia, Artnet e Stuart Collection.